Apresentação e Projecto Formativo

O Clube de Ténis do Porto foi criado em 1968 com o objectivo de fomentar a prática do Ténis. Com mais de 40 anos, afirmou-se como a melhor Escola do Norte e uma das melhores do País.

Alberto Miguel, que iniciou a sua vida tenística no CTP aos 5 anos de idade, é, desde 2014, o director técnico da Escola.



Projecto Formativo

O ténis é um desporto incrível e completíssimo! Por isso, aprender ténis e competir desde cedo de uma maneira saudável, constitui uma oportunidade única de desenvolvimento humano e de carácter dos jovens atletas.

Só uma pequena percentagem de jogadores se torna profissional, mas o mais importante é o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida: disciplina, controle emocional, resiliência e concentração.

A nossa metodologia incorpora os princípios de crescimento e desenvolvimento e integra as componentes físicas, técnicas, tácticas e psicológicas.

Asseguramo-nos que o treino de ténis é específico e individualizado e definimos de forma clara objectivos e necessidades de aprendizagem dos atletas a curto e a longo prazo.

Estamos conscientes que existem alguns mal entendidos em relação à competição, e à pressão exagerada e pouco saudável que por vezes os jovens têm de suportar, mas esforçamo-nos ao máximo, diariamente, para incutir os valores que acreditamos serem essenciais para o futuro dos nossos pequenos grandes atletas.

Concluíndo, orientamo-nos para os resultados (ganhar) mas valorizamos essencialmente o processo (treinar e jogar a dar sempre tudo o que temos).
Evidências científicas demonstram que o ténis é um dos desportos mais saudáveis e menos agressivos em termos de potenciais lesões para os jovens jogadores. Ténis é um desporto para toda a vida. Desenvolve auto-confiança e auto-estima. Ensina e promove a auto-disciplina, o respeito pelos outros e, acima de tudo, constitui uma excelente forma de exercício físico e de divertimento.